TERAPIA DE VIDAS PASSADAS - DEPRESSÃO E ESPIRITUALIDADE


Um número cada vez maior de pessoas tem buscado os consultórios médicos, psiquiátricos a procura de receitas para a utilização de antidepressivos, comportamento cada vez mais frequentemente realizado por uma expressiva parcela da população. Embora ninguém esteja imune à vivência de momentos mais depressivos e melancólicos, a depressão em seu caráter psicopatológico, é um quadro que se manifesta através de episódios recorrentes que podem durar de alguns meses a alguns anos, com períodos de “aparente normalidade” entre eles. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em cerca de 20% dos indivíduos a depressão se torna crônica, especialmente quando não há tratamento adequado, havendo uma maior incidência de casos em mulheres do que em homens.  

O reconhecimento surpreendente de que esse quadro afeta não somente os adultos, mas também adolescentes e adultos jovens, nos leva forçosamente a pensar e refletir sobre as possíveis causas para o “mal do século”, que se tornou uma das mais frequentes enfermidades da psiquiatria. Mas o que está por detrás do surgimento de um quadro que se torna cada vez mais alarmante do ponto de vista do bem-estar do indivíduo? 

A Depressão pode ser entendida enquanto um sintoma em si mesmo ou enquanto um quadro de características bastante específicas.  As explicações para suas origens teem impulsionado médicos, psicólogos, terapeutas, etc., a buscarem o entendimento de um quadro que muitas vezes desafia nossa capacidade de compreensão.  E a busca por antidepressivos para anestesiar os sintomas, cresce também na infância e  adolescência. 

As teorias explicativas existentes falam de dois tipos de Depressão: a Depressão Endógena, cujas causas são ‘desconhecidas’, provavelmente de ordem constitucional, biológica ou hereditária; e a Depressão Exógena, cujas causas são ‘conhecidas’, de natureza ambiental e familiar. Outros pesquisadores afirmam que as origens da Depressão se encontram na conjugação de todos esses fatores, isto é, na presença de uma predisposição orgânica, possivelmente de caráter hereditário, aliada a situações ambientais e dinâmicas familiares específicas. Independentemente das possíveis causas apontadas, os cuidados terapêuticos necessários se tornam absolutamente fundamentais, se levarmos em consideração a pesquisa que cerca de 15% a 20% dos depressivos que buscam terapia, tentam o suicídio. Os aspectos orgânicos e psicológicos da depressão têm sido incansavelmente estudados e pesquisados por parte da comunidade médica, psicológica e terapias complementares, todavia, segundo os espiritualistas, para que possamos ter um entendimento mais profundo e completo das origens da depressão, é imprescindível que as causas de ordem espiritual sejam levadas em consideração. 

Nós profissionais que trabalhamos com Terapia de Vidas Passadas, ou TVP,  entendemos que a compreensão dos mecanismos causadores da Depressão envolve não somente as predisposições hereditárias e as causas psíquico-ambientais, mas também conceitos como carma e Reencarnação. O conceito de Reencarnação entende que os indivíduos vivem múltiplas existências, tantas quantas forem necessárias, para que possam se desenvolver e evoluir plenamente. Já o conceito de carma significa “Ação e Reação”, ou a “Lei de Causa e Efeito”, onde o indivíduo colhe no presente os resultados positivos ou negativos das ações praticadas em vidas passadas. 
 A multiplicidade de existências e a “colheita” dos resultados das ações praticadas, são conceitos que se apresentam enquanto a base para o trabalho terapêutico realizado com a Terapia de Vidas Passadas, onde o paciente é levado a rememorar, através de técnicas de regressão, os fatos ocorridos em existências anteriores que continuam a influenciar emocionalmente a vida atual do indivíduo. Em alguns casos, a depressão estaria associada a traumas ou experiências de alto impacto emocional vivenciados em vidas passadas, que em conjunto com uma série de “fatores do presente”, possibilitariam as condições para o surgimento dos quadros depressivos. Profissionais renomados como o Dr. Brian Weiss, psiquiatra formado na Columbia University, revelam que obtiveram diversos resultados positivos na cura da depressão e de outras enfermidades psíquicas, auxiliando seus pacientes a superar as dificuldades do presente, através do acesso às memórias de vidas passadas. Nesse sentido, o que torna a abordagem terapêutica da depressão segundo o enfoque da Terapia de Vidas Passadas tão única, diz respeito à percepção da realidade humana como intrinsecamente vinculada às questões mais abrangentes de ordem espiritual.
Cassyah Faria